Segmentos da Educação Básica
APRESENTAÇÃO

O Ensino Fundamental I, cuja duração é de cinco anos, tem por objetivo a formação básica do aluno, através do desenvolvimento da capacidade básica de aprender.

O Ensino Fundamental visa desenvolver no aluno o pleno domínio da leitura, da escrita e do cáuculo, e a aquisição de habilidades e de atitudes nas relações familiares e no grupo, fortalecendo os laços afetivos e o sentimento de solidariedade humana, fundamentais para a construção de uma sociedade melhor.

TURMAS

1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano.

PARA ALUNOS NOVATOS

ENTREVISTA

Os alunos novatos do Ensino Fundamental participarão de entrevista com a Coordenação e com a Equipe Multidisciplinar. Na data e horário agendados, o aluno deverá comparecer à escola acompanhado por seus pais ou responsável legal.

TESTE DE SONDAGEM

Os alunos novatos do Ensino Fundamental realização teste de sondagem composta de uma avaliação de Linguagens e de Matemática. Na data e horário agendados, o aluno deverá comparecer à realização das avaliações (caneta, lápis, borracha, etc.), acompanhado por seu pai, mãe ou responsável legal.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APROVAÇÃO

Avaliação Parcial (AP)
A Avaliação Parcial poderá ser aplicada individualmente ou em grupo. O professor trabalhará obrigatoriamente com 4 notas e desconsiderará 1, a menor, para fazer a média aritmética. Ao final de cada etapa de estudos, a Média das Avaliações Parciais será calculada, em cada disciplina, de acordo com a fórmula abaixo.
MAP = AP¹ + AP² + AP³ / 3

Avaliação Global (AG)
As Avaliações Globais acontecem ao final de cada etapa de estudos. Serão compostas de 10 questões discursivas e abordarão todo o conteúdo estudado no bimestre. O calendário de avaliações e o roteiro de estudos estarão disponíveis no site da escola e na sala de aula.

Avaliação de Produção do Conhecimento (APC)
A Avaliação de Produção do Conhecimento é uma avaliação temática que acontece apenas na 1ª e na 3ª etapa de estudos. O objetivo da APC é desenvolver o trabalho em equipe e trabalhar a cooperação, o consenso, o respeito mútuo, a criatividade, a socialização do conhecimento, a habilidade e a competência dentro do tema escolhido.

Média das Etapas (ME)
Na 1ª e 3ª etapas: ME = 2AP + 2AG + APC / 5
Na 2ª e 4ª etapas: ME = 2AP + 2AG / 4

Média Geral Anual (MGA)
A Média Geral Anual será calculada de com a fórmula abaixo:
MGA = M.ETAPA 1 + M.ETAPA 2 + M.ETAPA 3 + M.ETAPA 4 / 4

Recuperação
Os estudos de recuperação destinam-se aos alunos com aproveitamento escolar insuficiente e têm por objetivo recuperar as insuficiências de aprendizagem ao longo do ano letivo, possibilitando ao aluno o alcance do nível mínimo de aproveitamento de cada etapa. Logo no início do 1º bimestre, os professores realizarão o diagnóstico dos alunos e convidarão aqueles com dificuldades nas disciplinas para participarem de aulas suplementares.

Após as Avaliações Globais da 1ª, 2ª e 3ª etapas, os alunos com rendimento insuficiente terão a oportunidade de recuperem suas médias por meio da participação em avaliações e/ou trabalhos. A nota obtida pelo aluno, caso seja superior à nota da Avaliação Global, substituirá esta última, sendo realizado um novo cálculo da média do aluno na etapa.

As avaliações da 2ª e 4ª etapas possuem conteúdos acumulativos. Assim, caso o aluno apresente perfil da progressão de rendimento ao final do 1º e 2º semestres, terão as médias da 1ª e 3ª etapas substituídas pelas médias obtidas na 2ª e 4ª etapas.

Ao final da 4ª etapa de estudos, será considerado aprovado o aluno que preencher cumulativamente os seguintes requisitos:

1. Mínimo de 28 pontos na soma das médias das etapas;
  2. Nenhuma média inferior a 7,0 nas quatro etapas de estudos.

Será considerado não aprovado, o aluno que se encaixar em qualquer das hipóteses abaixo:

1. Disciplina(s) com quantidade inferior a 28 pontos  na soma das médias das etapas;
  2. Disciplina(s) com média(s) de etapa(s) Inferior(es) a 7,0, mesmo que obtenha de 28 pontos na soma das médias das etapas.

O aluno não aprovado, participará de aulas de recuperação e realizará avaliações de recuperação anual, com conteúdo acumulativo do ano letivo. A nota obtida nessas avaliações, se favorável ao aluno, substituirá sua(s) média(s) insuficiente(s).

Assim, após a recuperação anual, será considerado aprovado o aluno que tiver média 7,0 em todas as etapas  de estudos e não aprovado o aluno que permanecer com média(s) inferior(es) a 7,0.

O aluno não aprovado na recuperação anual terá direito à realização de avaliação(ões) de recuperação final, com estudos domiciliares, devendo atingir a média 7,0 na(s) avaliação(ões) para ser considerado apto cursar a série seguinte.