Segmentos da Educação Básica
APRESENTAÇÃO

O Ensino Fundamental II, cuja duração é de quatro anos, tem por objetivo a formação básica do aluno, através do desenvolvimento da capacidade de aprender.

O Ensino Fundamental II visa desenvolver no aluno o pleno domínio da leitura, da escrita e do cáuculo, e a aquisição de habilidades e de atitudes nas relações familiares e no grupo, fortalecendo os laços afetivos e o sentimento de solidariedade humana, fundamentais para a construção de uma sociedade melhor.

Os alunos do Colégio Guri Sênior, desde o 6º ano do Ensino Fundamental II, têm aulas de Formação Humana, as quais, visam desenvolver o controle dos sentimentos naturais de todo ser humano e o aprendizado da convivência em sociedade,

TURMAS

6º Ano, 7º Ano, 8º Ano, 9º Ano.

PARA ALUNOS NOVATOS:

ENTREVISTA

Os alunos novatos do Ensino Fundamental II participarão de entrevista com a Coordenação e com a Equipe Multidisciplinar. Na data e horário agendados, o aluno deverá comparecer à escola acompanhado por seus pais ou responsável legal.

TESTE DE SONDAGEM

Os alunos novatos do Ensino Fundamental realização teste de sondagem composta de uma avaliação de Linguagens e de Matemática. Na data e horário agendados, o aluno deverá comparecer à realização das avaliações (caneta, lápis, borracha, etc.), acompanhado por seu pai, mãe ou responsável legal.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APROVAÇÃO

O Ensino Fundamental, do 6º ao 9º Ano, será avaliado por meio dos seguintes componentes:

COMPONENTES AVALIATIVOS

Avaliação Parcial (AP) - Modalidade Quantitativa
As Avaliações Parciais serão aplicadas durante o curso de cada etapa de estudos e realizadas individualmente pelo aluno ou em equipe. O professor aplicará obrigatoriamente 3 (três) Avaliações Parciais por etapa, sendo lançada no boletim do aluno, bimestralmente, a Média de Avaliações Parciais (MAP).

Avaliação Global (AG) - Modalidade Quantitativa
As Avaliações Globais serão aplicadas no fim de cada etapa de estudos e realizadas individualmente pelo aluno. Serão compostas de 10 (dez) questões discursivas e abordarão o conteúdo estudado durante o bimestre. O calendário das avaliações e o roteiro de estudo estarão disponíveis no site da escola e na sala de aula.

Avaliação de Produção do Conhecimento (APC) - Modalidade Qualitativa e Quantitativa
As Avaliações de Produção do Conhecimento serão aplicadas durante o curso de cada etapa de estudos e realizadas em equipe. Na 1ª e 3ª etapa, a APC consistirá em uma avaliação temática; na 2ª e 4ª etapa, abrangerá o conteúdo estudado no 1º e 2º semestre letivo, respectivamente. O objetivo da APC é fomentar o trabalho em equipe, trabalhar a cooperação, o consenso e o respeito mútuo, desenvolver a criatividade e a competência do aluno.

Média de Atividades (MA) - Modalidade Qualitativa e Quantitativa
A Média de Atividades consiste no acompanhamento pelos professores e pela Coordenação Pedagógica do compromisso do aluno com as atividades escolares.

CÁLCULO DAS MÉDIAS

Média das Etapas (ME)
A média de cada etapa, calculada para cada disciplina, consistirá na média das notas obtidas pelo aluno em cada componente avaliativo:
ME = MAP + AG + APC + MA / 4

Será considerado aprovado por média, na etapa de estudos, o aluno com resultado igual ou superior a 7 (sete). Os alunos com rendimento inferior a 7 (sete) participarão de recuperação paralela, oferecida nas três primeiras etapas de estudos, com o objetivo de recuperar as insuficiências de aprendizagem.

Média Geral Anual (MGA)
A Média Geral Anual (MGA) será calculada para cada disciplina de acordo com a fórmula abaixo:
MGA = ME1 + ME2 + ME3 + ME4 / 4

Será considerado aprovado por média o aluno cuja Média Geral Anual seja igual ou superior a 7,0 (sete). Os alunos com rendimento inferior a 7,0 (sete) participarão de recuperação anual.

Recuperação
Os estudos de recuperação destinam-se aos alunos com aproveitamento escolar insuficiente ao longo do ano letivo, possibilitando-lhes o alcance do nível mínimo de aproveitamento para cada disciplina.

Recuperação Paralela
Serão oferecidas aulas e avaliações de recuperação paralela nas três primeiras etapas de estudos. A nota obtida pelo aluno na avaliação de recuperação paralela substituirá a nota mais baixa obtida na etapa, sendo realizado um novo cálculo da média do aluno no bimestre.

Recuperação Anual
Serão oferecidas aulas e avaliações de recuperação anual após o término da 4ª etapa de estudos. As avaliações de recuperação anual possuirão o conteúdo acumulativo do ano letivo. Será considerado aprovado por média o aluno cuja nota obtida na avaliação de recuperação anual seja igual ou superior a 7,0 (sete).

Recuperação Final
O aluno não aprovado na recuperação anual terá direito à realização de avaliação(ões) de recuperação final, com estudos domiciliares, devendo atingir a média 7,0 (sete) na(s) avaliação(ões) para ser considerado apto a cursar a série seguinte.