Segmentos da Educação Básica
APRESENTAÇÃO

O Ensino Médio é a etapa de consolidação e aprofundamento de conhecimento e também de aprimoramento do aluno como pessoa humana, comprometida com a transformação da sociedade e propagadora de valores como a ética, o respeito, a tolerância e solidariedade, Para isso, os alunos do Ensino Médio do Colégio Guri Sênior são acompanhados por professores experientes, que primam sobre tudo pela formação cidadã dos estudantes, relacionando a teoria dada em sala de aula com a prática.

O Ensino Médio também é o momento de preparação para a entrada de nossos jovens no Ensino Superior. Assim, desenvolvemos um trabalho que incentiva nossos alunos a estudar, a fim de que se tornem competitivos e obtenham sucesso no ENEM e vestibulares (laboratório de Redação semanal, simulados periódicos, aulas de Atualidades e preparação para Olimpíadas cearenses ou nacioanais, etc). Para alcançar esses resultados, também oferecemos uma excelente infraestrutura de ensino, com salas confortáveis, climatizadas e equipadas com recursos audiovisuais. Nossos alunos ainda recebem apoio do Serviço de Psicologia, que atende em todas as demandas e os orienta sobre carreira profissional e organização de estudos.

TURMAS

1ª Série, 2ª Série e 3ª Série.
PARA ALUNOS NOVATOS

ENTREVISTA

Os alunos novatos do Ensino Médio participarão de entrevista com a Coordenação e com a Equipe Multidisciplinar. Na data e horário agendados, o aluno deverá comparecer à escola acompanhado por seus pais ou responsável legal.

TESTE DE SONDAGEM

Os alunos novatos do Ensino Médio realizarão teste de sondagem composto de uma avaliação de Linguagens e de Matemática. Na data e horário agendados, o aluno deverá comparecer à escola portando o material necessário à realização das avaliações (caneta, lápis, borracha, etc), acompanhando por seu pai, mãe ou responsável legal.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APROVAÇÃO

O Ensino Médio, da 1ª à 3ª Série, será avaliado por meio dos seguintes componentes:

COMPONENTES AVALIATIVOS

Avaliação Parcial (AP) - Modalidade Quantitativa
As Avaliações Parciais serão aplicadas durante o curso de cada etapa de estudos e realizadas individualmente pelo aluno. Na 1ª e 2ª Série do Ensino Médio, serão subjetivas, com 4 (quatro) questões; na 3ª Série do Ensino Médio, consistirão em Simulados UECE, com 60 (sessenta) questões objetivas, aplicados aos sábados, de acordo com o calendário escolar.

Avaliação Global (AG) - Modalidade Quantitativa
As Avaliações Globais serão aplicadas no fim de cada etapa de estudos e realizadas individualmente pelo aluno. No Ensino Médio, consistirão em Simulados ENEM, com 45 (quarenta e cinco) questões objetivas. O calendário das avaliações e o roteiro de estudo estarão disponíveis no site da escola e na sala de aula.

Avaliação de Produção do Conhecimento (APC) - Modalidade Qualitativa e Quantitativa
As Avaliações de Produção do Conhecimento serão aplicadas durante o curso de cada etapa de estudos e realizadas em equipe. Na 1ª e 3ª etapa, a APC consistirá em uma avaliação temática; na 2ª e 4ª etapa, abrangerá o conteúdo estudado no 1º e 2º semestre letivo, respectivamente. O objetivo da APC é fomentar o trabalho em equipe, trabalhar a cooperação, o consenso e o respeito mútuo, desenvolver a criatividade e a competência do aluno.

Média de Atividades (MA) - Modalidade Qualitativa e Quantitativa
A Média de Atividades consiste no acompanhamento pelos professores e pela Coordenação Pedagógica do compromisso do aluno com as atividades escolares.

CÁLCULO DAS MÉDIAS

Média das Etapas (ME)
A média de cada etapa, calculada para cada disciplina, consistirá na média das notas obtidas pelo aluno em cada componente avaliativo:
ME = MAP + AG + APC + MA / 4

Será considerado aprovado por média, na etapa de estudos, o aluno com resultado igual ou superior a 7,0 (sete). Os alunos com rendimento inferior a 7,0 (sete) participarão de recuperação paralela, oferecida nas três primeiras etapas de estudos, com o objetivo de recuperar as insuficiências de aprendizagem.

Média Geral Anual (MGA)
A Média Geral Anual (MGA) será calculada para cada disciplina de acordo com a fórmula abaixo:
MGA = ME1 + ME2 + ME3 + ME4 / 4

Será considerado aprovado por média o aluno cuja Média Geral Anual seja igual ou superior a 7,0 (sete). Os alunos com rendimento inferior a 7,0 (sete) participarão de recuperação anual.

RECUPERAÇÃO
Os estudos de recuperação destinam-se aos alunos com aproveitamento escolar insuficiente ao longo do ano letivo, possibilitando-lhes o alcance do nível mínimo de aproveitamento para cada disciplina.

Recuperação Paralela
Serão oferecidas aulas e avaliações de recuperação paralela nas três primeiras etapas de estudos. A nota obtida pelo aluno na avaliação de recuperação paralela substituirá a nota mais baixa obtida na etapa, sendo realizado um novo cálculo da média do aluno no bimestre.

Recuperação Anual
Serão oferecidas aulas e avaliações de recuperação anual após o término da 4ª etapa de estudos. As avaliações de recuperação anual possuirão o conteúdo acumulativo do ano letivo. Será considerado aprovado por média o aluno cuja nota obtida na avaliação de recuperação anual seja igual ou superior a 7,0 (sete).

Recuperação Final
O aluno não aprovado na recuperação anual terá direito à realização de avaliação(ões) de recuperação final, com estudos domiciliares, devendo atingir a média 7,0 (sete) na(s) avaliação(ões) para ser considerado apto a cursar a série seguinte.