Segmentos da Educação Básica
APRESENTAÇÃO

O Ensino Médio é a etapa de consolidação e aprofundamento de conhecimento e também de aprimoramento do aluno como pessoa humana, comprometida com a transformação da sociedade e propagadora de valores como a ética, o respeito, a tolerância e solidariedade, Para isso, os alunos do Ensino Médio do Colégio Guri Sênior são acompanhados por professores experientes, que primam sobre tudo pela formação cidadã dos estudantes, relacionando a teoria dada em sala de aula com a prática.

O Ensino Médio também é o momento de preparação para a entrada de nossos jovens no Ensino Superior. Assim, desenvolvemos um trabalho que incentiva nossos alunos a estudar, a fim de que se tornem competitivos e obtenham sucesso no ENEM e vestibulares (laboratório de Redação semanal, simulados periódicos, aulas de Atualidades e preparação para Olimpíadas cearenses ou nacioanais, etc). Para alcançar esses resultados, também oferecemos uma excelente infraestrutura de ensino, com salas confortáveis, climatizadas e equipadas com recursos audiovisuais. Nossos alunos ainda recebem apoio do Serviço de Psicologia, que atende em todas as demandas e os orienta sobre carreira profissional e organização de estudos.

TURMAS

1ª Série, 2ª Série e 3ª Série.
PARA ALUNOS NOVATOS

ENTREVISTA

Os alunos novatos do Ensino Médio participarão de entrevista com a Coordenação e com a Equipe Multidisciplinar. Na data e horário agendados, o aluno deverá comparecer à escola acompanhado por seus pais ou responsável legal.

TESTE DE SONDAGEM

Os alunos novatos do Ensino Médio realizarão teste de sondagem composto de uma avaliação de Linguagens e de Matemática. Na data e horário agendados, o aluno deverá comparecer à escola portando o material necessário à realização das avaliações (caneta, lápis, borracha, etc), acompanhando por seu pai, mãe ou responsável legal.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APROVAÇÃO

Avaliação Parcial (AP)
As Avaliações Parciais da 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio serão subjetivas, com 4 questões. A Avaliação Parcial dos alunos da 3ª Série consistirá em um Simulado UECE, aplicado aos sábados, de acordo com calendário escolar.

Avaliação Global (AG)

As Avaliações Globais acontecem ao final de cada etapa de estudos. Serão realizadas 4 dias e serão realizadas em Simulados do ENEM, com 45 questões. O calendário das avaliações e os roteiros de estudos estarão disponíveis na sala de aula e no site da escola.

Avaliação de Produção do Conhecimento (APC)

A Avaliação de Produção do Conhecimento é uma avaliação temática que acontece apenas na 1ª e na 3ª etapa de estudos. O objetivo da APC é desenvolver o trabalho em equipe e trabalhar a cooperação, o consenso, o respeito mútuo, a criatividade, a socialização do conhecimento, a habilidade e a competência dentro do tema escolhido.

Média de Atividades (MA)

A Média de Atividades consiste no acompanhamento do compromisso do aluno com as atividades escolares. A coordenação controlará as notas através de mapas.

Simulados ENEM e UECE

Os alunos da 3ª Série do Ensino Médio realizarão Simulados ENEM e UECE de acordo com o calendário escolar.

Média das Etapas (ME)

Na 1ª e 3ª etapas: ME = 2AP + AG + APC + MA / 5
Na 2ª e 4ª etapas: ME = 2AP + AG + MA / 4

Média Geral Anual (MGA)

A Média Geral Anual será calculada de com a fórmula abaixo:
MGA = M.ETAPA 1 + M.ETAPA 2 + M.ETAPA 3 + M.ETAPA 4 / 4

Recuperação

Os estudos de recuperação destinam-se aos alunos com aproveitamento escolar insuficiente e têm por objetivo recuperar as insuficiências de aprendizagem ao longo do ano letivo, possibilitando ao aluno o alcance do nível mínimo de aproveitamento de cada etapa. Logo no início do 1º bimestre, os professores realizarão o diagnóstico dos alunos e convidarão aqueles com dificuldades nas disciplinas para participarem de aulas suplementares.

Após as Avaliações Globais da 1ª, 2ª e 3ª etapas, os alunos com rendimento insuficiente terão a oportunidade de recuperem suas médias por meio da participação em avaliações e/ou trabalhos. A nota obtida pelo aluno, caso seja superior à nota da Avaliação Global, substituirá esta última, sendo realizado um novo cálculo da média do aluno na etapa.

As avaliações da 2ª e 4ª etapas possuem conteúdos acumulativos. Assim, caso o aluno apresente perfil da progressão de rendimento ao final do 1º e 2º semestres, terão as médias da 1ª e 3ª etapas substituídas pelas médias obtidas na 2ª e 4ª etapas.
Ao final da 4ª etapa de estudos, será considerado aprovado o aluno que preencher cumulativamente os seguintes requisitos:

1. Mínimo de 28 pontos na soma das médias das etapas;
  2. Nenhuma média inferior a 7,0 nas quatro etapas de estudos.

Será considerado não aprovado, o aluno que se encaixar em qualquer das hipóteses abaixo:

1. Disciplina(s) com quantidade inferior a 28 pontos  na soma das médias das etapas;
  2. Disciplina(s) com média(s) de etapa(s) Inferior(es) a 7,0, mesmo que obtenha de 28 pontos na soma das médias das etapas.

O aluno não aprovado, participará de aulas de recuperação e realizará avaliações de recuperação anual, com conteúdo acumulativo do ano letivo. A nota obtida nessas avaliações, se favorável ao aluno, substituirá sua(s) média(s) insuficiente(s).

Assim, após a recuperação anual, será considerado aprovado o aluno que tiver média 7,0 em todas as etapas  de estudos e não aprovado o aluno que permanecer com média(s) inferior(es) a 7,0.

O aluno não aprovado na recuperação anual terá direito à realização de avaliação(ões) de recuperação final, com estudos domiciliares, devendo atingir a média 7,0 na(s) avaliação(ões) para ser considerado apto cursar a série seguinte.