Institucional
Normas de Convivência
SAÚDE

O aluno, quando doente, não deve comparecer à escola. Abaixo, seguem algumas observações e cuidados com a saúde:

• Não venha à escola com febre.

• Em regra, viroses exigem repouso de 1 (uma) semana.

• A escola, em hipótese alguma, fornecerá medicações para os alunos.

• Saiba utilizar o banheiro. Dê sempre descarga, lave bem as mãos e não jogue papel no chão.

• Lave bem as mãos também antes de ingerir alimentos.

MEIO AMBIENTE

O aluno deve zelar pelo meio ambiente dentro da Escola. Seguem algumas recomendações:

• Não desperdice água. Após lavar as mãos no banheiro, feche bem a torneira.

• Não estrague o papel higiênico nem o papel toalha ao utilizar o banheiro

• Mantenha a escola sempre limpa. Não jogue lixo nas salas nem no pátio da escola. Existem lixeiras espalhadas por todo o ambiente escolar. Utilize-as.

• Jamais acumule lixo embaixo de sua carteira, como plásticos de bombons, chicletes, embalagens de produtos alimentícios etc. É proibido alimentar-se em sala de aula.

• Zele pelo patrimônio da escola. Jamais risque as carteiras de sua sala de aula ou sente-se sobre o apoio para o braço.

• Não é permitido ao aluno o manuseio dos aparelhos eletrônicos instalados nas salas de aula, como computadores, aparelhos de som e projetores. No caso de dano provocado pelo aluno ao patrimônio da escola, a família terá que prestar o devido ressarcimento.

INCLUSÃO
A escola é um local em que todos podem aprender e conviver em harmonia, independentemente de quaisquer limitações de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Temos a alegria de acolher, em nossa escola, alunos com necessidades educativas especiais. Todos eles merecem o nosso sincero respeito e amizade. Devemos eliminar quaisquer barreiras que impeçam o desenvolvimento de nossos alunos com necessidades educativas especiais, proporcionando-lhes a participação plena e efetiva em toda a vida escolar.
NAMORO

Não é permitido namorar na escola. Os alunos devem observar o limite de contato físico e evitar situações de constrangimento. Em caso de descumprimento da regra, as famílias serão advertidas, e os alunos serão suspensos.

CELULAR, APARELHOS ELETRÔNICOS E OBJETOS DE VALOR
A escola recomenda que os alunos não tragam celulares, notebooks, máquinas fotográficas, rádios ou outros aparelhos eletrônicos para a escola.

Vale ressaltar que a Lei Estadual n° 14.146, de 25/06/2008, proíbe o uso de equipamentos de comunicação, eletrônicos e outros aparelhos similares nos estabelecimentos de ensino do Estado do Ceará, durante o horário das aulas.

Art. 1° - Ficam os alunos proibidos de utilizar telefone celular, walkman, discman, MP3 player, MP4 player, iPod, bip, pager e outros aparelhos similares, nos estabelecimentos de ensino do Estado do Ceará, durante o horário das aulas. 

Caso o aluno utilize celular ou quaisquer aparelhos eletrônicos no horário das aulas, receberá a seguinte punição:

1° - advertência verbal e comunicação aos pais.

2° - advertência por escrito e convite dos pais a escola.

3° - suspensão

A escola recomenda às famílias não permitir que o aluno leve joias, relógios, pulseiras, cordões ou outros objetos de valor para o ambiente escolar, a fim de evitar perdas ou danos a tais objetos. A escola não se responsabiliza pela perda ou por danos a objetos de valor levados pelo aluno para o ambiente escolar, por serem eles pessoais e de responsabilidade de seus donos.

BULLYING
A violência moral e física contra estudantes será combatida com rigor. A escola considera bullying as condutas de colocação de apelidos, de uso de palavrões, de utilização de brincadeiras inconvenientes, de desrespeito à dignidade e integridade física do aluno, dentre outras. O aluno que praticar bullying no ambiente escolar será punido com suspensão. Caso repita a conduta, será convidado a sair da escola.
INTERNET

A Internet, quando utilizada de forma adequada, pode ser uma excelente fonte para a obtenção de informações úteis aos estudos e para a comunicação e a amizade. No entanto, se usada sem orientação ou sem limites, ela pode ser prejudicial ao usuário. Por isso, é fundamental o papel dos pais no sentido de exercer a orientação, o acompanhamento e o controle do acesso dos filhos à Internet. Atenção para as seguintes orientações:

• Não confie em todas as informações nem em todas as pessoas conectadas. Como todo espaço publico, a Internet pode ser acessada por pessoas mal intencionadas.

• Cuidado: nunca teremos certeza de quem está por trás de um perfil, de um e-mail ou apelido.

• Nunca divulgue na Internet nome completo, endereços, números de telefone, senhas ou fotos íntimas.

• Pense bem antes de publicar algo na Internet, pois, uma vez na rede, as informações, imagens ou vídeos se tornam públicos e é quase impossível removê-los.

• Evite comentar, na internet, detalhes de horários e lugares onde estará. Faça isso por telefone ou por e-mail apenas com quem conhece pessoalmente.

• Jamais aceite encontro presencial com alguém que não conhece.

• Comunique-se com educação. Respeito deve valer em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Não confunda liberdade de expressão com ofensas.

• Ofensas, ameaças e ridicularizações repetidas entre alunos através de mensagens de celular, e-mail, blogs e redes sociais configuram ciberbullying, e a escola combaterá com rigor esse tipo de violência. Se você ou algum colega passar por esse tipo de situação, comunique a sua coordenação.

• Evite gravar senhas e login no computador para não facilitar o roubo. Pessoas mal intencionadas podem utilizar esses dados para ofendê-lo ou chantageá-lo. Lembre-se de trocar suas senhas com frequência.

• Ficar horas na internet pode atrapalhar as suas atividades escolares. Isto pode ser um sinal de que você está perdendo o controle do use da rede. Dê preferência a fazer coisas divertidas e prazerosas desconectado, como passear, conhecer lugares novos, ir ao cinema, ao teatro ou à praia, praticar esportes, encontrar amigos etc

PARTICIPE DO DIA A DIA DA ESCOLA

• Elogie, dê sugestões e critique quando for preciso. A sua participação é importante para a construção de uma escola de qualidade.

• Participe das aulas com entusiasmo. Fale, tire dúvidas, participe de debates, reúna-se em equipes para discutir trabalhos ou atividades, ajude seus colegas com dificuldade nas disciplinas que você domina. Você aprenderá muito mais e melhor assim.

VALORIZE SEU PROFESSOR

O professor é seu orientador. Ele é o profissional que se preparou por anos para poder estar junto de você e facilitar a sua aprendizagem. Não converse durante as aulas. Escute o seu professor. Respeite-o. Valorize-o.

REGISTROS

Atrasos, faltas, exclusões de sala e demais acontecimentos relevantes serão registrados na Ficha Reflexiva do Aluno.

O aluno se encarregará de anotar em sua agenda escolar as atividades de casa e o roteiro de estudo diário.