CARTA CIRCULAR Nº 02/2018

Fortaleza-CE, 25 de abril de 2018

Senhores pais e/ou responsáveis,

Preocupados com a rápida disseminação da Influenza A (H1N1 e H3N2) e da Influenza B em nosso país, gostaríamos de informar as providências tomadas por nossa Escola e recomendar às famílias a adoção de cuidados neste momento de risco de contágio. Estamos atentos às orientações das autoridades públicas e tomaremos todas as precauções cabíveis para a garantia da segurança e da saúde de nossos alunos, professores e funcionários.

Como medidas de prevenção, intensificamos a higiene dos ambientes comuns com água, sabão e álcool 70% (conforme recomendação da Anvisa) e redobraremos a frequência de limpeza de bebedouros, banheiros, corrimãos e filtros de aparelhos de ar-condicionado. No caso das salas de aula que possuem ar-condicionado, abriremos as janelas durante os intervalos, a fim de promover a circulação e renovação do ar.

Estamos também orientando todos os alunos e toda a equipe escolar sobre os sintomas da doença, para que monitorem a própria saúde e ponham em prática medidas de higienização, como lavar as mãos com sabão várias vezes durante o dia, não compartilhar copos, garrafas de água, comidas, talheres e quaisquer outros objetos de uso pessoal, e evitar o contato físico com pessoas que possuam sintomas de gripe.

Solicitamos aos pais de alunos com até 5 (cinco) anos de idade (grupo prioritário) que providenciem, com a maior brevidade possível, a vacinação de seus filhos, pois a vacina é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença, é segura, imuniza o paciente contra três subtipos de Influenza (H1N1, H1N1 tipo B e H3N2), tem pouca ou nenhuma reação adversa e está disponível para aplicação gratuita nos postos de saúde da cidade. Nossa orientação, portanto, é que as famílias deem máxima prioridade à imunização das crianças que se encontram nessa faixa etária.

Pedimos a inteira compreensão e colaboração dos pais e/ou responsáveis no sentido de não trazer para a escola o aluno que apresentar quaisquer sintomas de gripe (febre alta e repentina, tosse intensa, dor de cabeça, dor nas articulações e nos músculos, garganta inflamada, nariz entupido, espirros, falta de ar, cansaço, vômito ou diarreia). Caso o aluno manifeste os sintomas da doença na escola, convocaremos os pais para buscá-lo imediatamente, e ele aguardará a chegada dos pais em local isolado dos demais alunos, a fim de evitar transmissão da doença.

Por zelo à saude da comunidade escolar, convidamos ainda todos os pais de alunos para participarem de palestra de orientação sobre os cuidados com o vírus Influenza, a ser proferida pelo médico Dr. Igor Picanço de Vasconcelos, profissional atuante em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Fortaleza/CE. O evento ocorrerá na escola em dois momentos distintos, podendo os pais optarem pela data mais conveniente. A primeira palestra será no dia 28/04/2018 (sábado), às 8h30min, na Quadra 1; e a segunda, no dia 05/05/2018 (sábado), às 8h30min, na Quadra 1.

Contamos com a participação e a colaboração de todas as famílias para que tenhamos êxito no combate à disseminação desse vírus.

Atenciosamente,

A Direção Pedagógica