Núcleo de Saúde CGS
Psicologia - Projeto Nem vem, bullying?

Do Núcleo de Psicologia do Colégio Guri Sênior.

Durante os meses de maio e junho, está ocorrendo o Projeto “Nem vem, bullying” nas turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Projeto é composto por três ações:

1. Piquenique com conversa;

2. Mediador de sala;

3. Jogo dos conciliadores.

O piquenique com conversa é um momento destinado a discutir temas relevantes relacionados ao bullying. Os temas são sorteados, podendo ser dois ou três temas a serem discutidos. Este momento acontece nos recreios. Pela manhã, o piquenique com conversa ocorre nas segundas, quartas e sextas, já, pela tarde, ocorre terças e quintas. Além disso, toda semana é sorteado o mediador de cada sala. O mediador é um aluno que ajudará as demais crianças a resolver pequenos conflitos de sala. Por fim, uma vez por semana, todas as salas participam do jogo dos conciliadores, um jogo composto por dez situações de bullying que ocorrem com crianças nas escolas, para que os alunos consigam resolver em conjunto.

O Projeto é destinado a promover um ambiente saudável, com relações pautadas no respeito e amizade entre as crianças, combatendo atitudes de desrespeito e violência nas relações.